:

  • Medicamentos Vão Ficar Mais Caros A Partir De Abril


  • Clientes começaram a fazer estoques antes da mudança de preços

Abril será o mês em que os valores dos medicamentos irão subir. O aumento até então está previsto para 5% a mais do preço atual. O reajuste é estabelecido pelo governo e pode ser adotado pelas farmácias de uma vez ou gradualmente ao longo do ano.

A conta estabelece diferentes motivos, mas no ano vigente a indústria farmacêutica entende que a alta seja ditada pela inflação do período, que foi de 5,6%.

Enquanto os valores não aumentam, as farmácias preparam os estoques para chamar atenção dos compradores com o preço antigo e melhores condições de pagamento.

"A gente já se prepara com a demanda dessa população que vai vir buscar esses medicamentos com preço antigo, né, antes da alta desses medicamentos. Então a gente programa a parte de estoque, a gente também faz toda a parte de parcelamento, a gente aumenta o parcelamento para a população", explica Renane Bernardes, coordenadora farmacêutica.

De acordo com o Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos, em uma década, o preço dos medicamentos subiu 76,79% no Brasil, bem abaixo da inflação acumulada, de incríveis 90,24%.

Algumas pessoas já estão planejando fazer um estoque de produtos assim antes que os valores aumentem. 

A pensionista Cátia Figueiredo, por exemplo, precisa de diversos medicamentos e de um orçamento acima do padrão para os gastos com a farmácia. 

"Em média gasto de R$ 1,2 mil a R$ 1,5 mil. Sendo assim, amanhã eu vou à farmácia para comprar um estoque de medicamentos para que eu possa ter uma reserva e pelo menos não ter um baque tão grande", conta.